O PAPEL DO VEREADOR NA SOCIEDADE
Do site Itapetinganews
Estamos habituados a escolher a cada quatro anos membros da sociedade para nos representar na Câmara Municipal. Esse é um ato que deve ser muito bem pensado pelo cidadão para que o mesmo faça uma escolha acertada. Antes de tomar essa decisão o eleitor deve ter consciência dos deveres deste legislador em uma sociedade.
No livro “O Espírito das Leis”, Montesquieu conclui que “só o poder freia o poder”, daí a necessidade da criação dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Sendo papel da Câmara Municipal atuar na busca pela harmonia dos poderes independentes: Executivo e Legislativo. Cada um desses dois poderes citados possui a sua área de atuação, lógica empregada para que nenhum deles se sobressaia ao outro.
O vereador é designado a buscar as preocupações coletivas, e propor leis de proteção em benefício da sociedade, fazendo com que as mazelas sociais não sejam tão perceptíveis e dolorosas para quem as sente no dia – a – dia. Segundo o professor de História, Wellington Machado, em Roma os edis tinham o dever de zelar pela segurança, mas atualmente o papel do vereador é fiscalizar. “Na Antiga Roma os edis eram responsáveis por cuidar da limpeza e da segurança pública como hoje quem desempenha esse papel é o poder executivo fica a cargo do vereador fiscalizar e cobrar do prefeito independente da sua filiação partidária”, disse ele.
Fiscalizar, denunciar, propor leis. Todos esses são papeis de um bom vereador, que devem ser lembrados pelo eleitor na hora de escolher quem vai representar você, diante do executivo, e de fiscalizar a empregabilidade de recursos visando à melhora de um povo.
Vinícius Ferraz.
Penso que está na hora de começarmos a cobrar de todos os vereadores que aí estão e dos que pretendem se candidatar, uma posição mais realista e cumpridora das verdadeiras funções de um vereador... Chega de papo de só mostrar os erros e não tomar providências! Chega desse papo de vender dificuldade para colher facilidade... Gente a coisa está feia... e o que vemos é uma maioria de senhores edis trabalhando apenas em prol de sua "possível"reeleição e esquecendo do caos em que se encontra o município.... O povo não vive só de chinelinhos, pãezinhos( e Manel, está não é para vc), e de tijolos... quem sacia a sede com toda a água do copo em uma só vez, acaba por atravessar um deserto flagelado e sedento! E o mais triste, é que acaba carregando um povo por conta de seu oportunismo!